sexta-feira, 30 de julho de 2010

Comunidades indígenas recebem doação de agasalhos


Campanha da ArcelorMittal Vega beneficiou 16 famílias indígenas de São Francisco do Sul

Nesta quarta-feira, 28 de julho, cerca de 120 indígenas de 16 famílias das comunidades de Laranjeira e da Reta de São Francisco do Sul receberam a doação de roupas, arrecadadas na Campanha do Agasalho, que, de 7 a 23 de junho, envolveu os mil empregados do Condomínio Vega.

As comunidades foram indicadas pela Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania de São Francisco do Sul, por serem muito carentes e estarem sofrendo com o frio.

“Muitas vezes nos sentimos esquecidos. Estávamos esperando ansiosos por esta doação”, diz a professora da escola indígena de ensino fundamental Nhemboie Arandu, de Laranjeiras, Marinez da Silva.

A Secretaria ajudou na logística de entrega do material, realizada por representantes da ArcelorMittal Vega e por Michele Hilgenberg, voluntária da Secretaria, que já desenvolveu trabalhos com as comunidades indígenas.

Osvaldo de Oliveira, cacique da aldeia Amba – Y – Ju (Terra Dourada) destaca a carência da comunidade: “Nós dormimos no chão e estamos passando muito frio. Estas roupas são importantes”, destacou.

As duas comunidades têm como principal fonte de renda a venda de produtos derivados da mandioca (farinha, pão, bolinho) e de artesanatos produzidos com madeira, sementes, bambu e palha.

Fonte: Izabele Balbinotti - Assessora de Comunicação EDM Logos
Foto: André Kopsch

terça-feira, 27 de julho de 2010

Meio ambiente é tema do Recreio nas Férias na Arcelor Mittal


De 27 a 29 de julho, jovens e crianças de 6 a 17 anos participam do Programa Recreio nas Férias, na ArcelorMittal Vega, em São Francisco do Sul. Divididos em turmas de manhã e à tarde, os participantes aproveitam as férias com atividades ligadas ao meio ambiente, no Centro de Educação e Treinamento Ambiental (Ceta) e na trilha da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da ArcelorMittal Vega.

Esta é a segunda vez que o local dá apoio à iniciativa este ano. Em fevereiro, 246 crianças e jovens da cidade participaram de atividades nas áreas da empresa.

Sobre o Programa

O Programa Recreio nas Férias está ligado ao Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, em parceria com o Ministério dos Esportes. O objetivo é proporcionar atividades esportivas para as crianças no período que elas estão fora da escola. O Recreio nas Férias é um pouco diferente, já que proporciona atividades culturais e artísticas em torno de um tema. E neste ano o tema é Meio Ambiente.

Fonte: Izabele Balbinotti - Assessora de Comunicação.

Tem muita gente que nunca ouviu....Hino de São Francisco do Sul


Mostre que você também é apaixonado por esta terra, cante e faça as coisas boas acontecerem...

Hino de São Francisco do Sul

São Francisco do Sul altaneira
Tu és ilha do oceano e nação
Se não foste a cidade primeira
És entanto o ponto de união !

Se do mar nasceste soberba
Imponência, orgulho e pendor
Tua gente viril e garbosa
Hospitaleira da paz e do amor !

Ilha imensa, beleza verdejante
Nascimento de mil tradições
Tua gente pacata e amante

O teu nome tem nos corações !
O teu porto é o pioneiro –
Os teus montes e o teu litoral –

Ubatuba – Enseada – Estaleiro
Do turismo tu és capital !

Tuas ruas estreitas e fontes
Tradições que se guardam com ardor
São Francisco do Sul – horizontes
Deste mar-continente e ardor !
Tens em ti esplandecência da vida
Cuja história palpita em teu ser
Minha terra óh ilha querida
Sou teu filho e por ti vou viver...

De: Sebastião Lima - Composição: Freitas Barranco.

São Francisco do Sul -SC
Data de criação: 15/04/1847
Data de instalação: 01/09/1662
Data de comemoração: 15/04
Município de origem: N. Sra. da Graça
Altitude: 9 m
Latitude: 26°14'3
Longitude: 48°38'1
População: 39.341 habitantes (29.475 eleitores) (fonte: IBGE / ano 2009)
Principais atividades econômica: A economia de São Francisco do Sul gira praticamente em torno do porto, com algum espaço para o turismo e indústrias como a Arcellor Mittal. O PIB de São Francisco do Sul é o 8º maior de Santa Catarina, sendo o 1º maior PIB Per Capita do Estado.

Reforma da Câmara de São Francisco do Sul custará um milhão de reais


Reforma da Câmara de São Francisco do Sul custará um milhão de reais
Justificativa é o aumento no número de parlamentares previsto para 2012

A Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul vai ser ampliada. A empreitada vai consumir um milhão e dez mil reais. O dinheiro foi utilizado para a compra de um terreno de 880 m², ao lado da sede.
Parte da quantia será gasta com a construção do imóvel, projetado em dois níveis: térreo e subsolo. O restante será utilizado para reformar a atual sede. As obras devem começar em outubro.
O terreno da rua Alameda Ipiranga foi comprado em setembro, por R$ 210 mil. O projeto é da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). A licitação para contratar a empresa responsável pela obra deve ser aberta este mês.
O presidente da Câmara, Vilson Reichert (PPS), argumenta que a mudança é necessária devido ao aumento no número de vereadores para a próxima legislatura. Atualmente, são nove parlamentares, mas em 2012 serão 13.
— Isso não é uma mera ampliação. Vamos aproveitar para tirar a Câmara Mirim, que fica no subsolo e dar mais espaço para que cada vereador atenda melhor a população —, diz.
A sede do Legislativo foi inaugurada em 1996. Dois anos mais tarde ganhou sua primeira reforma. Em 2002, foi feita a primeira ampliação. No atual projeto, está prevista a construção de um estacionamento no subsolo.

Segundo a arquiteta responsável, Tábata Yumi Fujioka, a ideia foi interferir o mínimo possível na estrutura.

— Teremos que mexer pouco no prédio que já existe. No restante, foi valorizada a organização dos espaços —, enfatiza.

A obra tem a aprovação da maioria dos vereadores.

— Antes, só dava para ficar duas pessoas na sala. Então, se tem que atender alguém, precisa pedir para um assessor interromper o trabalho e sair —, afirma Jorge Luiz Macedo (PMDB).

Mas também há quem seja contrário.

— É algo desnecessário. Em vez de aumentar o espaço, precisava primeiro arrumar o sistema de informática que está fora do ar. É muito dinheiro para essa obra —, opina o vereador Salvador Luiz Gomes (PSB).

Fonte: João Kamradt | joao.kamradt@an.com.br

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Feira de Filhotes


Feira de filhotes todas as segundas e sextas das 14:00 às 17:30 hs em frente ao Supermercado Minipreço - Uma ação do Centro de Bem Estar Animal em parceria com a AMASFS ( Associação dos Amigos dos Animais - São Francisco do Sul.

Visitei no último final de semana o Centro de Bem Estar Animal localizado no bairro Rocio Grande, e lá conferi de perto o bom trabalho que está sendo realizado.

Na foto destaque o cãozinho Benji...Alguém conhece? Na calçada da fama...Ah! Desculpe da prefeitura....

BR 280 e BR 101 em Obras...


As obras de recuperação asfáltica da BR 280 que liga São Francisco do Sul a BR 101 está em ritmo acelerado, mas cabe lembrar à você motorista que pretende ir a Joinville, Jaraguá do Sul, Florianópolis ou Curitiba(PR) vai precisar sempre sair um pouco mais cedo, pois o trânsito está em meia pista. Concluíndo: Você poderá ficar parado em torno de 10 a 15 minutos dependendo do horário.
Na BR 101 a empresa Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho entre Florianópolis a Curitiba também está em obras.

ArcelorMittal Vega, de São Francisco do Sul, tornou-se uma empresa Zero Tabaco


Empresa livre do fumo

Depois de quatro anos de preparação, neste dia 26 de julho, a ArcelorMittal Vega, de São Francisco do Sul, tornou-se uma empresa Zero Tabaco. A partir da data, não é mais permitido fumar dentro do Condomínio Vega, seja em área aberta ou fechada. A medida, que inclui empregados, fornecedores, clientes e visitantes, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, prevenindo doenças relacionadas ao consumo do tabaco.
“Em 2006, durante o lançamento do Programa de Qualidade de Vida, a ArcelorMittal Vega lançou este desafio. Desde então, trabalhamos intensamente em campanhas de divulgação dos malefícios do cigarro e em programas de apoio aos empregados que desejassem parar de fumar”, explica o médico do trabalho, Robison Siqueira.

No Programa de Combate ao Tabagismo da empresa, as pessoas que queriam abandonar o vício encontraram apoio médico e psicológico incluindo o fornecimento gratuito de medicamentos. Alguns pararam por si só e, hoje, 54% das pessoas que fumavam, em 2006, são ex-fumantes.
“Depois de trabalhar muito na conscientização das pessoas e no apoio aos fumantes que desejavam parar de fumar, a empresa aposta agora num ambiente livre da fumaça do cigarro. Vale lembrar que o Programa para os fumantes que querem abandonar o vício continua”, afirma o médico.

Números alarmantes

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, o tabagismo é o responsável por cerca de 30% dos óbitos provocados por câncer, 90% dos óbitos causados por câncer de pulmão, 25% das mortes coronarianas, 85% daquelas ocasionadas por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das decorrentes de derrame cerebral. Ainda de acordo com a organização não existem níveis seguros de consumo do tabaco.

A estimativa para 2030, Segundo a Organização Mundial de Saúde, é de que a maior parte das causas de morte seja por infarto, derrame e câncer, sendo o tabagismo fator de risco para todas elas.

Fonte: Izabele Balbinotti - Assessora de Comunicação - EDM LOGOS

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Jaraguá do Sul comemora seus 134 anos neste domingo


Jaraguá do Sul completa 134 anos de fundação neste domingo, dia 25 de julho, quando também se comemora o Dia do Colono e Dia do Motorista. Uma grande festa organizada pela Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, envolvendo diversas atividades realizadas das 9 às 21 horas, todas concentradas no entorno de sua sede, no Centro Histórico, na Avenida Getúlio Vargas. A programação do dia abre com a Sessão Cívica que homenageará 88 ex-funcionários da estação ferroviária num ato também comemorativo ao centenário do início da utilização do trecho da linha férrea que passa pelo município jaraguaense. Ainda em alusão aos 100 anos da ferrovia, na oportunidade será apresentado um postal reproduzindo uma aquarela da estação pintada pela artista plástica Arlete Schweder. Além disso, está prevista a inauguração dos painéis pintados pelo grafiteiro Xande no muro localizado atrás da Fundação.

Após a Sessão Cívica – que terá a participação da Banda Treml de São Bento do Sul –, as atividades prosseguem com a abertura do Encontro das Etnias, reunindo seis tendas gastronômicas com delícias das cozinhas alemã, brasileira, húngara, italiana e afro-brasileira, além de apresentações de grupos folclóricos e corais. Paralelamente, outras atividades estarão ocorrendo no entorno da Fundação Cultural, como os Brinquedos do Miguelito (destinados exclusivamente às crianças), exposição de trabalhos dos clubes de mães e shows no anfiteatro do Centro Histórico: Lino's Orquestra, às 11 horas; Banda Tal's Buam, às 13h30; Portal Gaúcho, às 17 horas; Banda Alta Rotação, às 19 horas.
Maiores informações: http://www.jaraguadosul.com.br

Transporte Coletivo


Cartão Ideal vai permitir integração entre linhas e tarifa única de R$ 2,40

No domingo, começa a funcionar a bilhetagem eletrônica e a tarifa única para o transporte coletivo, ao preço de R$ 2,40 para todas as linhas – em Joinville, a passagem comprada antecipadamente custa R$ 2,30 e embarcada, R$ 2,70.

Quem ainda tem dúvidas, pode esclarecê-las junto a monitoras da companhia Verdes Mares, em uma barraquinha montada na praça da Igreja Matriz. No local, também é possível fazer o cadastro para receber o Cartão Ideal.
O passe de papel irá valer até 31 de agosto. Após esse período, podem ser trocados por créditos eletrônicos até outubro.

Quem optar pelo Cartão Ideal poderá recarregá-lo na sede da Verdes Mares (rua Marcos Gorresen, 1.071, Rocio Pequeno) ou em três pontos (na agência de passagens da rodoviária velha, na agência de passagens da Enseada e no Supermercado Bona).

Trabalhadores que ganham vale-transporte recebem o Cartão Ideal pela empresa, sem precisar do cadastro. Professores e estudantes que têm gratuidade podem se cadastrar nas escolas ou na Secretaria de Educação. Idosos continuam usando a identidade.

Imagem ilustrativa.

São Francisco do Sul tem mais um aliado contra o câncer de mama


Mais de 46 mil pessoas atendidas, 5.541 exames realizados, 134 biópsias feitas e 42 casos de câncer diagnosticados só em 2010. Este é o balanço da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul (SC), que nesta quarta-feira, dia 21 de julho, ganhou mais um aliado contra a doença. A transformadora de aço, ArcelorMittal Vega, por meio da Fundação ArcelorMittal, doou um equipamento de ponta que torna o mamógrafo analógico em digital. “Esta instituição é referência. É a única Rede Feminina de Combate ao Câncer do Brasil que possui um mamógrafo digital”, disse a secretária de saúde do município, Nadirinez Bolognini, que também é a presidente de honra da instituição.
O mamógrafo analógico da Rede já foi uma doação da ArcelorMittal Vega em 2005. Desde que foi instalado, já foram realizados mais de 10.272 exames e 53 mulheres diagnosticadas com câncer de mama em estado inicial, pelo método de rastreamento, foram encaminhadas para o tratamento.
Com o mamógrafo, são realizados exames de diagnóstico por imagem, que têm como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Com o novo equipamento, serão feitos diagnósticos ainda mais precisos e as imagens poderão ser enviadas para qualquer lugar do mundo via internet. “Esta precisão aumenta as chances de prevenção e tratamento”, afirma Nadirinez.
Na foto: Secretária de saúde Nadirinez e a Presidente da Rede Feminina Clélia Branco.

Mais informações:
Clélia Maria Cidral Branco
Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul
Fone: (47) 3444-2177 /3444-3736
E-mail: contato@redefemininasfs.com.br

Fonte: Izabele Balbinotti - Assessora de Comunicação - EDM LOGOS

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Caixa de Colaboração aos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul


Em alguns pontos espalhados pelo comércio de São Francisco do Sul, você vai notar que haverá caixas de colaboração em prol da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul.
Sua colaboração é espontánea...Pratique sua ação de cidadão.
Os Bombeiros agradecem.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Alunos do Projeto Tecon Cidadão - Itapoá


O Porto de Itapoá divulgou esta semana a lista com os 16 selecionados para a quarta turma do projeto Tecon Cidadão - programa de formação profissional para jovens da comunidade local. O curso gratuito será realizado entre os dias 26 a 30 de julho nas instalações do Centro de Visitação do porto, durante as férias escolares.
As aulas do curso envolvem noções de Oratória e apresentações eficientes, Atendimento receptivo ao cliente, 5 ‘S e Qualidade Total, Cidadania e responsabilidade social; Comunicação, relacionamento e ética, Marketing pessoal, Redação empresarial (princípios administrativos); Seleção, integração e ambientação, Orçamento pessoal, além de Prevenção ao uso de drogas/Comportamento de risco.

Destes 16 jovens participantes do Tecon Cidadão, oito serão contratados pelo empreendimento em novembro para atuarem como monitores do Centro de Visitação e em outras atividades que envolvam relacionamento com a comunidade. Isso porque, entre os meses de agosto, setembro e outubro, o espaço que atualmente abriga o Centro de Visitação será ocupado para outras atividades referentes à etapa de pré-operação do Tecon SC e as visitas estarão suspensas.
Com investimentos superiores a R$ 450 milhões e inauguração a ser realizada no último bimestre de 2010, o Tecon SC – que já possui 70% de seu projeto concluído - será um dos mais modernos portos do Brasil.

O Tecon SC – o Porto de Itapoá - é um terminal portuário privativo de uso misto (carga própria e de terceiros) exclusivo para a movimentação de contêineres. Tem como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e Logística Brasil – Fundo de Investimento e Participações gerido pela BRZ Investimentos) e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd).

terça-feira, 13 de julho de 2010

Mineradora Paranapanema deve investir R$ 580 milhões em Santa Catarina


A direção da mineradora Paranapanema confirmou, nesta segunda-feira (12), ao governador Leonel Pavan e ao secretário de Planejamento, Vinícius Lummertz, durante visita à sede do grupo, em São Paulo, o interesse na instalação de uma unidade processadora de cobre no Estado, que receberá investimento de US$ 300 milhões. A projeção é de um faturamento anual de US$ 350 milhões, com a produção de 40 mil toneladas/ano de laminados de cobre e a geração de 500 empregos diretos com a fábrica que poderá ficar localizada no Norte do estado, na região de São Francisco do Sul.
Fonte: Nossa Jlle - Foto: Carlos Mello.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Seminário sobre o PROJETO ORLA ITAPOÁ


O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima – PROJETO ORLA – é uma ferramenta de planejamento do uso e ocupação da orla brasileira, por meio da gestão compartilhada entre governo federal, as administrações estaduais e municipais e a sociedade.

O PROJETO ORLA está previsto como instrumento de planejamento do município através da lei complementar 17 de 2007 que institui o Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro (PMGC) e lei municipal 204 de 2008, que dispõe sobre o zoneamento da ocupação e uso do solo onde os trabalhos em conjunto com a sociedade civil organizada e órgãos públicos envolvidos serão oficialmente iniciados no dia 16 de julho, às 9h, no salão do Restaurante Pérola onde será realizado o SEMINÁRIO SOBRE O PROJETO ORLA ITAPOÁ.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo convida a todos a participarem do evento, que apresentará informações mais detalhadas sobre o PROJETO ORLA ITAPOÁ.
Maiores informações pelo telefone (47) 3443-8814. (PMI)

terça-feira, 6 de julho de 2010

XIXI no box?


O xixi no banho, proposta criada para garantir a economia da água como já mostrou algumas celebridades nacionais e internacionais que aderiram a campanha.

Pode não parecer, mas uma descarga chega a utilizar o dobro de água necessária em cada acionamento. Segundo a engenheira ambiental da Fundema Michele Pereira, desde 2006 as descargas já são fabricadas para usar apenas seis litros por fluxo, mas as descargas produzidas até esta data ainda consomem cerca de 12 litros.

A economia preserva um recurso natural e também contribui para o bolso. Na casa da família de uma moça de 19 anos que mora em São Francisco do Sul, a ecoconsciência começou por causa de dinheiro. “Minha mãe sempre disse que não era necessário fazer xixi antes do banho. Só depois fiquei sabendo da campanha”, conta ela. Os quatro integrantes da família economizam pelo menos 1.440 litros de água em um mês.

E você? Faz ou Não no Box??? Conte a verdade...

Embarque em um cruzeiro na temporada em São Chico!!!


Está mais fácil ainda para se fazer um cruzeiro marítimo....
Na próxima temporada, a MSC Cruzeiros traz para a costa catarinense, o belíssimo MSC Ópera, com saídas especiais para embarque em São Francisco do Sul. Isto vai acontecer em algumas datas de janeiro e fevereiro.
Os roteiros são de uma semana praticamente (7 ou 8 dias) e os portos de parada são: Santos, Buenos Aires e Punta del Este. Há ainda uma saída de 11 noites, quando o roteiro marca navegação até Búzios e Ilha Grande, antes de descer novamente até Buenos Aires e Punta del Este.
O valor por pessoa, em cabine interna dupla está a partir de US$ 1.014,00, mais taxas. Mas, por mais US$ 300,00 você ganha um upgrade para cabine externa com varanda. Há valores especiais para o terceiro e quarto passageiro na mesma cabine.

Fonte: Osny Martins.

Programação Cultural do SESC