sexta-feira, 23 de julho de 2010
São Francisco do Sul tem mais um aliado contra o câncer de mama
Mais de 46 mil pessoas atendidas, 5.541 exames realizados, 134 biópsias feitas e 42 casos de câncer diagnosticados só em 2010. Este é o balanço da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul (SC), que nesta quarta-feira, dia 21 de julho, ganhou mais um aliado contra a doença. A transformadora de aço, ArcelorMittal Vega, por meio da Fundação ArcelorMittal, doou um equipamento de ponta que torna o mamógrafo analógico em digital. “Esta instituição é referência. É a única Rede Feminina de Combate ao Câncer do Brasil que possui um mamógrafo digital”, disse a secretária de saúde do município, Nadirinez Bolognini, que também é a presidente de honra da instituição.
O mamógrafo analógico da Rede já foi uma doação da ArcelorMittal Vega em 2005. Desde que foi instalado, já foram realizados mais de 10.272 exames e 53 mulheres diagnosticadas com câncer de mama em estado inicial, pelo método de rastreamento, foram encaminhadas para o tratamento.
Com o mamógrafo, são realizados exames de diagnóstico por imagem, que têm como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Com o novo equipamento, serão feitos diagnósticos ainda mais precisos e as imagens poderão ser enviadas para qualquer lugar do mundo via internet. “Esta precisão aumenta as chances de prevenção e tratamento”, afirma Nadirinez.
Na foto: Secretária de saúde Nadirinez e a Presidente da Rede Feminina Clélia Branco.
Mais informações:
Clélia Maria Cidral Branco
Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco do Sul
Fone: (47) 3444-2177 /3444-3736
E-mail: contato@redefemininasfs.com.br
Fonte: Izabele Balbinotti - Assessora de Comunicação - EDM LOGOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário