segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Porto de Itapoá


ITAPOÁ - As obras do futuro terminal de contêineres de Itapoá, no Norte de Santa Catarina, estão bem adiantadas. Dois terços do pátio que vai receber as cargas, a partir de 22 de dezembro, já estão concluídos. Metade do prédio administrativo está pronto e 600 pessoas trabalham na obra.

– Está tudo dentro do cronograma – diz o diretor administrativo e financeiro do Tecon, Harry Franke.

Os equipamentos têm data para chegar: entre outubro e o começo de dezembro. O superintendente, Gabriel Vieira, está na China, conferindo o embarque de 15 máquinas que serão usadas na carga, descarga e transporte dos contêineres. O problema maior está nos 27,5 quilômetros de estrada, que vai fazer a ligação com a SC-415 e com a BR-101. Só 44 % da obra foram concluídos e 69% da fase de terraplanagem estão prontos.

Se depender do otimismo do governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, e da direção do Porto de Itapoá, as obras devem ser concluídas antes da inauguração. Pavan garantiu aos diretores do terminal a finalização da rodovia para que os caminhões não passem por dentro da cidade.
– Tecnicamente, é possível fazer – diz o representante do conselho administrativo Odelir Battistella.

O PORTO EM NÚMEROS

Investimentos: R$ 475 milhões
Cais: 630 metros de comprimento e 43 de largura
Profundidade natural: 16 metros
Berços de atracação: 2 para navios Post-Panamax de até 300 metros de comprimento, com capacidade de carga de 9.000 TEU´s cada embarcação
Ponte de acesso: 230 metros
Retroárea: 136 mil m²
Área administrativa e edificações de apoio: 9 mil m²
Gates de acesso: 6
Tomadas reefers: 1380
Equipamentos:
- 4 STS (Ship to Shore) / Portêineres
- 11 RTG´s (Rubber Tired Gantry) / Transtêineres
- 26 terminal tractors
- 5 empilhadeiras de grande porte (2 RS e 3 EV)
Total de colaboradores: 250 em 2010 e cerca de 500 em 2011

Fonte: Jornal de Santa Catarina

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