sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Navegador Amir Klink retira seu barco do Museu do Mar...


O barco Paritii do conhecido navegador Almir Klink não está mais no Museu do Mar em São Francisco do Sul, conforme informações que chegaram ontem da Babitonga. Pessoas ligadas ao setor turístico já estão protestando. E não é pra menos. O barco de Amir Klink era a grande vedete do Museu do Mar, motivo, inclusive, da vinda de turistas a São Francisco do Sul.
A dúvida agora é sobre o motivo que teria levado Klink a retirar seu barco do museu. As duas hipóteses mais comentadas na Babitonga, dizem respeito ao possível sumiço de uma peça ou uma parte do barco Paritii, que teria irritado o navegador.
A outra seria a da não construção do trapiche do museu, para o qual já teria vindo inclusive verbas oficiais para o início da obra, e há muito tempo.
Especulação ou não, o que se vê em São Francisco é a necessidade de maior dinamismo turístico e principalmente na parte referente ao seu acerto - como no caso do Museu do Mar.
Criado em 1993, com recursos do programa de investimentos estratégicos do governo do estado de Santa Catarina, com a permanente participação do IPHAN, o Museu Nacional do Mar nasceu com a revitalização dos grandes armazéns da empresa Hoepcke, abandonados há mais de vinte anos. O local, que abriga grande diversidade de embarcações brasileiras foi revitalizado entre 2003 e 2004.
Fonte: Osny martins.

Na sua opinião o que acha?

2 comentários:

  1. Realmente é uma pena que isso esteja acontecendo. Foi até criado um setor específico para o navegador, com vários equipamentos utilizados nas suas expedições.
    Penso que seria necessário rever algumas atitudes dentro do museu. Principalmente a questão da manutenção, e preservação do seu acervo uma vez que, este museu é o único gênero na América Latina.

    ResponderExcluir
  2. Caro Osny,

    Bom dia.

    Gostaria de esclarecer-lhe à respeito das informações veiculadas sobre o Museu Nacional do Mar e Amyr Klink.

    O barco IAT utilizado para travessia do Atlântico foi retirado para reforma pelo próprio Amyr Klink e irá retornar assim que a equipe dele concluir os trabalhos de manutenção.

    A reforma do trapiche do Museu está sendo conduzida pela Administração do Porto de São Francisco do Sul, em cumprimento a um acordo estabelecido com a Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar.

    A proposta que estamos estudando com o navegador Amyr Klink é para a colocação de um flutuante de apoio à Escola de Navegação (Remo e Vela) do Museu Nacional do Mar, junto ao trapiche.

    Portanto, estes são os fatos concretos condizentes ao nosso Museu, e, qualquer dúvida com relação ao funcionamento e outras questões relativas ao mesmo podem ser dirimidas comigo, ou com a Dra. Ana Lúcia Coutinho, administradora do Museu, nos seguintes telefones: 3444-2612, 3444-1868.

    Grato,

    Bruno Ottoni de Brito
    Presidente da Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras.
    [Bruno Ottoni de Brito]

    ResponderExcluir